Estudo Bíblico Sobre Quem é Deus em 17 VERDADES

A palavra ‘Deus’, aparece entre 4.000 e 7.000 vezes nas principais traduções da Bíblia em português. Ele é visto, crido e representado por milhares de formas ao longo das épocas em todas as nações. Quem é Deus em 17 VERDADES

Mas quem é Deus? Como Ele se manifesta? Qual a sua representação correta? Qual a expressão de religião que o revela corretamente? A Bíblia é a sua Palavra?

A Bíblia é Inspirada (2 Timóteo 3:16). O termo grego étheopneustos, significa soprada por Deus. Ou seja, Ele “soprou”, sussurrou os escritos da Bíblia aos ouvidos de seus autores.

A maior evidência de que isso é fato e verdade, não está na ciência nem na arqueologia. Está nas pessoas. A Bíblia não um livro informativo, como por exemplo, um jornal, cuja notícias informam e instruem em determinado momento e contexto. Tendo um prazo de validade.

O propósito da Bíblia é ser útil. O termo no grego éophelimos, que significa benéfico, vantajoso, útil. A Bíblianão procura satisfazer a curiosidade, ou ser mais uma fonte para debates sobre as questões da vida. Ela procura ser útil a cada ser humano para questões de seu relacionamento com o Senhor e com a vida, isso diariamente.

Embora o apóstolo Paulo tenha feito essa declaração (2 Timóteo 3:16), provavelmente com relação ao Antigo Testamento, visto que ele não sabia que as suas, e outras cartas se tornariam parte do Novo Testamento, as palavras do apóstolo Pedro, ditas em 2 Pedro 1:17-21, confirmam sua veracidade.

O que isso significa?

Significa que o Testemunho dado pelos apóstolos através dos Evangelhos e das cartas a cerca de Jesus Cristo são parte dessa profecia.

As Utilidades da Bíblia

Ensino: O termo grego é didaskalia, refere-se a doutrina. Não um ensinamento simples, momentâneo, que pode ser esquecido. Esse termo faz referência a ensinos eternamente importantes, que não podem ser esquecidos nem ignorados.

Repreensão: O termo grego é elegmos, tem o sentido de prova (teste), evidência. Indica convicção, condenação de um criminoso, ou chamar atenção por um erro. Ou seja, o ensino dela nos purifica. Molda nosso caráter. Deixando-o parecido com caráter do Senhor.

Correção: O termo grego é epanorthosis, significa aprimoramento. A Bíblia não nos mostra onde estamos errados, apenas, ela mesma nos aperfeiçoa. O seu caráter vivo e eficaz (Hebreus 4.12), produz no ser humano um aperfeiçoamento “natural” à medida que este põe em prática suas instruções.

Instrução na justiça: O termo grego para instrução épaideia, que significa educação de crianças, criação, treinamento, disciplina, instrução. Já a palavra justiça édikaiosune, significando: treinamento naquilo que é reto.

Ou seja, o convívio, o contato do ser humano com a Bíblia o levará a praticar o que é justo diante do Senhor. Algo como o caráter moral de Jesus (Para saber mais leia o Estudo: as Bem-aventuranças – Como Ser Bem-Aventurado em 8 Passos).

Neste estudo bíblico pretendo trazer um esclarecimento abrangente sobre todas essas questões, além de abordar outras. Quem é Deus em 17 VERDADES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *