Prefeitura de Serra Talhado diz que hospital funciona

Prefeitura de Serra Talhado diz que hospital funciona

Em relação à matéria divulgada no site Farol de Notícias nesta quarta-feira (15.05), acerca do funcionamento do Hospital Veterinário Municipal de Serra Talhada, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que não procede a afirmação contida na manchete veiculada e intitulada: “Hospital Veterinário de ST não funciona para servir o público”.

Em funcionamento desde 2015, o Hospital Veterinário de Serra Talhada é o primeiro Hospital Veterinário Municipal do Estado de Pernambuco. A unidade oferece atendimento gratuito a animais de rua e domiciliados, atendendo diariamente uma média de 40 animais, entre consultas, medicação, vacinação antirrábica, testes rápidos e castrações de machos e fêmeas, além dos cuidados com os animais doentes e em tratamento internados na unidade.

O hospital atende prioritariamente os animais que vivem nas ruas, onde são medicados, tratados, vermifugados, castrados e direcionados às ONGs de proteção para adoção, sendo, em último caso, devolvidos aos bairros de origem. Quanto à marcação de castrações de animais domiciliados, realmente só há vagas para 2020, em virtude da alta demanda.

No entanto, as castrações de animais de rua são prioritárias e continuam sendo agendadas e encaixadas semanalmente de acordo com o surgimento de vagas. Quando os cuidadores se comprometem em cuidar do animal no período pós-operatório, o processo de marcação é mais rápido, uma vez que o hospital só tem leitos para 15 animais cirurgiados, sendo os demais ocupados por animais doentes e em tratamento.

Além do atendimento diário oferecido à população, a unidade atende a demanda das ONGs Animais Felizes e Amigos 4 Patas, assim como os animais que vivem nas imediações do campus da UAST-UFRPE e os que são socorridos pelos diversos cuidadores que atuam na cidade.

Apesar dos recursos escassos e do município não receber verbas do Ministério da Saúde especificamente para a manutenção do Hospital Veterinário, já foram realizadas mais de 3.150 cirurgias de castrações de animais de rua e domiciliados na unidade, sendo contabilizadas 350 cirurgias em 2015, 714 cirurgias em 2016, 825 cirurgias em 2017 e 921 cirurgias em 2018. Em 2019 já foram realizadas 341castrações, tendo outras 610 agendadas, e considerando os casos de urgência e os animais recolhidos pelo setor de Zoonoses, a previsão é de mais de 1.200 castrações somente neste ano.

E para atender a alta demanda, considerando que Serra Talhada tem atualmente uma população animal de mais de 11 mil cães e gatos, a Prefeitura Municipal informa que ampliou o funcionamento do Hospital Veterinário, passando a atender de segunda a quinta-feira, no horário das 07h às 16h30, sem intervalo, e na sexta-feira, das 07h às 13h. Somente no último mês de abril, foram mais de 1.000 animais atendidos gratuitamente na unidade.

CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura realizou também concurso público para contratação de mais um médico veterinário para o hospital, porém, como o candidato aprovado ainda não começou a trabalhar, a Secretaria de Saúde está aguardando o prazo legal para convocação do segundo candidato aprovado no certamente. Informa também que foi adquirida uma nova carrocinha para recolhimento e transporte dos animais de rua, substituindo o veículo que foi roubado recentemente.

Por fim, a Prefeitura reitera que está sempre à disposição do referido site para quaisquer esclarecimentos, considerando que o Hospital Veterinário Municipal presta um serviço de grande relevância à população e à saúde pública, oferecendo atendimento gratuito a animais abandonados e domiciliados, e sendo referência em todo o estado de Pernambuco e no Nordeste.

A população pode entrar em contato com o Hospital Veterinário Municipal pelo telefone: (87)9.9934-0250. Outras informações na Ouvidoria Municipal:

Biografia de serra talhado Pernambucano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *